Entrevista
Acontece
Povo de Santo
Publicações
Educação
Links
Pesquisadoras(es)
Mãe África
 

Mulheres e homens negros: saúde, doença e morte
Luís Eduardo Batista

Resumo da Tese de Doutorado em Sociologia, Universidade Estadual Paulista, 2002.
222f.
RESUMO
Orientadora: Profa. Dra. Lucila Scavone

 

Tese apresentada à Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara da Universidade Estadual Paulista, para obtenção do título de Doutor em Sociologia.

O objetivo deste trabalho é verificar o perfil da mortalidade de homens e mulheres pretos residentes no Estado de São Paulo, com enfoque nas desigualdades de gênero e raça/cor. A mortalidade foi estudada no período 1996 a 1999; e a análise foi realizada comparando os homens brancos e pretos, mulheres brancas e pretas, com os dados do ano de 1999. Os dados do Sistema de Informação em Mortalidade (SIM/Datasus/Seade) foram fornecidos pela Fundação Seade. Num segundo momento do trabalho, foram realizadas entrevistas com seis profissionais de saúde em que se discutiram os motivos das diferenças encontradas no perfil da mortalidade de mulheres e homens, brancos e pretos.

O estudo mostra que: (1) a taxa de mortalidade dos homens e mulheres pretos residentes no Estado supera a dos brancos; (2) discute as principais causas de morte de mulheres e homens pretos - tuberculose, HIV/Aids; câncer de colo de útero e esôfago; alcoolismo, infarto agudo do miocardio, causas violentas e morte materna; (3) discute em detalhes as demais causas, as vantagens e limitações dos bancos de dados, faz recomendações e aponta a dificuldade de acesso a serviços de saúde dos negros, a vulnerabilidade da população negra e os desafios para as políticas públicas de saúde.

Conclui o estudo evidenciando que a realização de estudos enfatizando as desigualdades sociais de gênero e raça/cor ajudam a mostrar como as mulheres e os negros são vistos em nossa sociedade. Mostra que a discriminação racial perpassa pelas instituições e pelas políticas públicas; como a mortalidade pode ser um indicador quantitativo da discriminação racial e de gênero. Palavras-chave: mortalidade; raça/cor; raça/etnia; gênero.

Tese Completa? Inscreva para [email protected]