Het probleem is dat als je niet genoeg neemt en je neemt vredesapotheek het niet regelmatig, dan is het een recept voor een ramp.


Ademil Lopes - [email protected]
Doutor em Ciências Sociais. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. Título: Além da Memória: Vila Xavier - diálogo entre os diferentes elementos da sociabilidade. Ano de Obtenção: 2002. Orientador: ProfªDrª. Teresinha Bernardo.
Mestre em Educação. Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil. Título: Escola, socialização e cidadania: um estudo da criança negra numa escola pública de São Carlos, Ano de Obtenção: 1995. Orientador: ProfªDrª. Petronilha B G Silva.
Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: memória,

 

Alba Cleide Calado Wanderley - [email protected]
Doutora em Educação. Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil. Título: A Construção da identidade afrobrasileira nos espaços das irmandades do sertão paraibano, Ano de Obtenção: 2009.
Orientadora: Mirian de Albuquerque Aquino.
Mestre em Educação. Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil. Título: Memórias sobre a Constitução da Irmandade do Rosário de Pombal-PB como experiência em educação popular. Ano de Obtenção: 2004. Orientadora: Iraquitan Oliveira Caminha.




Alexandre Carlos Eduardo- [email protected]
Pós-Doutor. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Doutor em Engenharia Mecânica. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Título: Diagnóstico de Defeitos em Sistemas Mecânicos Rotativos Através da Análise de Correlações e Redes Neurais Artificiais. Ano de Obtenção: 2003. Orientador: Robson Pederiva.
Mestre em Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil. Título: Concentração de Tensões em Dentes de Engrenagens devido à Carga Estática e Dinâmica. Ano de Obtenção: 1999. Orientador: Sônia A. G. Oliveira.
Professor da Universidade Federal de Minas Gerais
ou http://www.demec.ufmg.br

 

Alexandre do Nascimento - [email protected]
Doutorando em Serviço Social. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Título: Movimentos Sociais e Universalização de Direitos: Reflexões a partir do movimento dos cursos pré-vestibulares populares (título provisório), Orientador: Mario Giuseppe Cocco.
Mestre em Educação. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. Título: Movimentos Sociais, Educação e Cidadania. Ano de Obtenção: 1999. Orientador: Maria Julieta Calazans.
Professor Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.
http://www.alexandrenascimento.com

 

Aline de Oliveira Gonçalves - [email protected]
Mestre em Sociologia e Antropologia. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Título: Operários Negros: relação entre cor e trabalho na nova indústria automotiva do Rio de Janeiro, Ano de Obtenção: 2007.
Área de atuação: Ciências Sociais. Atuações com movimentos sociais, particularmente com o movimento negro e o movimento de mulheres negras nos campos de Violência contra a Mulher, Racismo Institucional na Saúde e na Segurança Pública, e, acompanhamento de Projetos Sociais.

 

Alvaro Roberto Pires - [email protected]
Doutorado em Ciências Sociais. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. Título: Ao rufar dos tambores: Casa Fanti-Ashanti, intelectuais e a (re)construção do universo religioso afro-maranhense. Ano de Obtenção: 1999. Orientador: Rinaldo Sérgio Vieira Arruda.
Mestre em Ciências Sociais. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. Título: A adolescente, a mulher e a iansã: estudo de caso na passagem da infância para a adolescência no interior do ACHÉ ILÊ OBÁ. Ano de Obtenção: 1994. Orientador: Profa Dra. Maria Thereza de Q. Guimarães Strôngoli.
Professor Adjunto do Departamento de Sociologia e Antropologia da UFMA.

 

Amauri Mendes Pereira - [email protected]
Doutor em Ciências Sociais. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.Título: Para além do racismo e do anti-racismo - a produção de uma Cultura de Consciência Negra na sociedade brasileira, Ano de Obtenção: 2006.
Mestre em Educação. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. Título: Cultura de Consciência Negra: pensando a construção da identidade nacional e da Democracia no Brasil. Ano de Obtenção: 2001.
Professor Universidade Estadual da Zona Oeste -UEZO


Amélia Vitória de Souza Conrado - [email protected]
Doutoranda em Educação. Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. Mestre em Educação. Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. Título: Dança étnica afro-baiana: uma educação em movimento. Ano de Obtenção: 1996. Orientadora: Maria de Lourdes Siqueira.


Ana Beatriz Sousa Gomes - [email protected]
Doutor em Educação. Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. Título: A Pedagogia do Movimento Negro em Instituições de ensino em Teresina, Piauí: as experiências do NEAB ÌFARADÁ e do Centro Afro-cultural "Coisa de Nêgo". Ano de obtenção: 2007.
Mestre em Mestrado em Educação. Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil. Título: A Prática Pedagógica Curricular e os alunos negros: um estudo de caso numa escola pública em Teresina, Piauí. Ano de Obtenção: 2000.

Professora da Universidade Federal do Piauí - Departamento de Pedagogia




Ana Celia da Silva - [email protected]
Doutora em Educação. Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. Título: As transformações da representaçaõ social do negro no livro didatico e seus deteminantes. Ano de Obtenção: 2001. Orientadora: Maria de Lourdes Siqueira. 
Mestre em Educação. Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. Título: Estereotipos e preconceitos em relação ao negro no livro didatico de comunicação e espressão de primeiro gral nivel 1.Ano de Obtenção: 1988. Orientador: Marco Alurélio Luz.
Área de Atuação: Educação
Professora da Faculdade de Educação - UNEB

Professora Universidade do Estado da Bahia/Faculdade de Educação

 

Angela Lucia Silva Figueiredo - [email protected]
Pós-Doutorado. Carter-Woodson Institute - University of Virginia, UVA, Estados Unidos. 2006
Doutora em Sociologia. Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ, SBI/IUPERJ, Brasil. Título: A classe média negra não vai ao paraíso:Trajetórias, perfis e negritude entre os empresários negros. Ano de Obtenção: 2003.
Mestrado em Ciências Sociais. Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. Título: Novas elites de cor": Estudo sobre os profissionais liberais negros em Salvador. Ano de Obtenção: 1998.
Professora associada do Programa de Pós-graduação em Estudos Étnicos e Africanos, PPGEA, Brasi
htt://www.ceao.ufba.br/fabrica

 

Angela Maria dos Santos - [email protected] [email protected]
Mestre em Educação. Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil. Dissertação: Relações Raciais e Escola: percepções e vozes de alunos sobre a discriminação e preconceito no cotiano escolar. Ano de Obtenção: 2005. Orientadora: Maria Lúcia Rodrigues Muller.

 

Antonia Aparecida Quintão dos Santos Cezerilo - [email protected]
Doutora em História Social. Universidade de São Paulo, USP, Brasil.Título: Lá vem o meu parente:as irmandades de negros e pardos no Rio de Janeiro e em Pernambuco (século XVIII). Ano de Obtenção: 1997. Orientador: Prof Dr. Augustin Wernet
Mestre em História Social. Universidade de São Paulo, USP, Brasil.Título: Irmandades Negras: Outro espaço de luta e resistência (1870/1890). Ano de Obtenção: 1991. Orientador: Prof Dr. Augustin Wernet.
Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie

 

Antonia dos Santos Garcia - [email protected]
Doutora em Planejamento Urbano e Regional. Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - UFRJ, IPPUR, Brasil. Título: Desigualdades Raciais e Segregação Urbana em Antigas Capitais: Salvador Cidade d'Oxum e Rio de Janeiro. Ano de Obtenção: 2006. Mestre em Geografia. Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: As Mulheres da Cidade d'Oxum: relações de Gênero, Raça e Classe e Organização Espacial do Movimento de Bairro em Salvador. Ano de Obtenção: 2001.
Pesquisador da Universidade Federal da Bahia.

 


Aparecida de Jesus Ferreira [email protected]
Doutora em Educação de Professores. University Of London Institute Of Education, IOE, Grã-Bretanha. Título: Addressing 'Race'/Ethnicity in Brazilian Schools: A Study of EFL Teachers. Ano de Obtenção: 2005. Orientador: Professor Sally Power
Mestre em Letras. Título da dissertação: A Competência Lingüística Comunicativa Oral na Formação dos Acadêmicos do Curso de Letras Língua Inglesa. Representado por 2 Alunas: Estudo de Caso. UNESP/Araraquara. São Paulo, Brasil . 2001.
Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Educação e Artes

 

Arivaldo de Lima Alves (Ari Lima) - [email protected]
Doutor em Antropologia. Universidade de Brasília, UNB, Brasil. Título: A Experiência do Samba na Bahia: Práticas corporais, raça e masculinidade, Ano de Obtenção: 2003. Orientador: José Jorge de Carvalho.
Mestre em Comunicação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Título: A Estética da Pobreza: Música, Política e Estilo. Ano de Obtenção: 1995. Orientador: Muniz Sodré



Azoilda Loretto Trindade - [email protected]
Doutora em Comunicação- Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Título: A Formação da Imagem da Mulher Negra na Mídia. Ano de obtenção: 2005. Orientador: Muniz Sodré de Araújo Cabral
Mestre em Educação. Título: O Racismo no Cotidiano Escolar. Rio de Janeiro, IESAE. Fundação Getúlio Vargas. 1994
Áreas de Atuação: Educação, Psicologia, Relações Raciais
Professora da Faculdade de Educação da Universidadade Estácio de Sá.

 

Carlos Benedito Rodrigues da Silva - [email protected]
Doutor em Ciências Sociais. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. Título: Ritmos da Identidade; mestiçagens e sincretismos na cultura do Maranhão. Ano de Obtenção: 2001. Orientadora: Terezinha Bernardo.
Mestre em Antropologia Social. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Dissertação: Da Terra das Primaveras à Ilha do Amor. Ano de Obtenção: 1992. Orientadora: Vanessa Rosemary Léa.
Professor Adjunto da Departamento de Sociologia e Antropologia da UFMA.

 

Cecilia Conceicao Moreira Soares - [email protected]
Doutoranda em Antropologia. Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil. (2005 - ~).
Mestre em História. Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.Título: Mulher Negra na Bahia no Século XIX. Ano de Obtenção: 1994.
Área de Atuação: Mulher Negra: Gênero, identidade e resistência Professora Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS.

 

Celia Regina da Silva - [email protected]
Mestre em Ciências Sociais, Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, UERJ. Área(s) de pesquisa: jornalismo online, movimento sociais. Ano de obtenção: 2004.
Coordenadora de projetos do CEAP/RJ.


Celia Regina Nunes - [email protected]
Doutor em Sociologia do Desenvolvimento - Universidade Paris I – Panthéon – Sorbonne. Tese de Doutorado: Incorporation et exclusion dans la société du travail. L’échec de la modernisation au Mozambique".
Mestre em "Desenvolvimento Agrário" - Universidade Paris I – Panthéon – Sorbonne
Área de Atuação: África subsahariana contemporânea, em particular África Austral.

 

Cheila Gonçalves Mothé - [email protected]
Pós-Doutorado. Cleveland State University, CSU, Estados Unidos. 2003.
Pós-Doutorado. Cornell University, C.U., Estados Unidos.
Doutorado em Química (Química Analítica). Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: ,Síntese, Caracterização e Estudo Termoanalítico de Resinas Fenólicas obtidas a partir do Líquido da Casca de Castanha de Caju. Ano de Obtenção: 1992.
Mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Título: Polímeros Fotossensíveis- Síntese e Propriedades de Borrachas Fotossensíveis. Ano de Obtenção: 1981.
Professora Titutal da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Claudete de Sousa Nogueira - [email protected]
Doutoranda em Educação. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Título: Famílias Negras, Memória e Etnicidade: o batuque de umbigada como estratégia de educação. Orientador: Profª Olga Rodrigues de Moraes Von Simson.
Mestre em História. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Franca, Brasil. Título: Formas de Resistências Escravas na região de Itu-1850-1888, Ano de Obtenção: 1998. Orientador: prof.Ivan Aparecido Manoel.

 

Claudia Miranda - [email protected]
Doutora em em Educação. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.Título: Narrativas subalternas e políticas de branquidade: o deslocamento de afrodescendentes como processo subversivo e as estratégias de negociação na academia. Ano de Obtenção: 2006.
Mestre em em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.Título: Conhecimento Escolar em Língua Portuguesa: um estudo da Transposição Didática em Livros Escolares de nível Fundamental, Ano de Obtenção: 2001.
Professora Universidade Estácio de Sá.


Clenia de Jesus Pereira dos Santos - [email protected]
Doutoranda em Educação. Projeto de Tese: A Escola com espaço privilegiado para construção da identidade negra afro-descendente: um estudo de caso da unidade integrada de ensino fundamental Padre Antonio Vieira. Previsão de término: 2009

 

Consuelo Dores Silva
Mestre em Educação - Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação
Dissertação de Mestrado: A construção da identidade no processo educativo: Um estudo da auto - representação dos alunos negros no universo da escola pública. Belo Horizonte. 1993.


Denilson Lopes - [email protected]
Pós-Doutorado. New York University, NYU, Estados Unidos. 2006.
Doutor em Sociologia. Universidade de Brasília, UNB, Brasil. Título: Nós os mortos (Sensibilidades Melancólicas, Imagens Neo-Barrocas). Ano de Obtenção: 1997.
Mestre em Literatura. Universidade de Brasília, UNB, Brasil.Título: O Drama do Efêmero (Um Estudo sobre Stella Manhattan de Silviano Santiago. Ano de Obtenção: 1992.
Professor adjunto da Escola de Comunicacao da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Edileuza Penha de Souza - [email protected]
Mestre em Educação e Contemporaneidade. Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil. Título: Tamborizar - Histórias e afirmação da auto-estima das crianças e adolescentes negros e negras através dos Tambores de Congo. Ano de Obtenção: 2005.
Língua de Pesquisa: Formação de professoras nas Comunidades de Remanescentes de Quilombos
Professora Substituta UnB

 


Edson Borges -[email protected]
Mestre em Ciência Social (Antropologia Social). Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: Estado e Cultura: a Praxis Cultural da Frente de Libertação de Moçambique(1962-1982). Ano de Obtenção: 1997.
Editor da Revista Estudos Afro-Asiáticos da Universidade Candido Mendes - http://www.candidomendes.edu.br

 

Eliana de Oliveira - [email protected]
Doutoranda em Antropologia Social, USP. Projeto: Pesquisa sobre a mulher negra docente atuando no ensino superior.
Mestre em Educação.
Dissertação de Mestrado:Relações Raciais nas Creches do Município de São Paulo, PUC/SP, 1994.
Área de pesquisa: Relações raciais e educação.

 

Eliane Borges da Silva - [email protected]
Doutoranda em Ciência da Informação - Convênio Universidade Federal Fluminense e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.
Mestre em Comunicação - Universidade Federal da Bahia/Faculdade de Comunicação - FACOM. Dissertação de Mestrado: Para Além do Próprio Umbigo: as Mulheres Negras Militantes de Salvador e a Construção do Imaginário Feminino. Salvador. 1998.
Área de Atuação: Comunicação, Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação a Distância e Estudos de Gênero.
Especialista em Educação a Distância e Coordenadora do Site "Mulheres Negras: do umbigo para o mundo"




Eliane dos Santos Cavalleiro -
Doutora pela Faculdade de Educação - USP (2003). Mestre em Educação. Título: Do Silêncio do Lar ao Silêncio Escolar. Racismo, Preconceito e Discriminação na Educação Infantil. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo-SP, 1998.

Eliane dos Santos - [email protected]
Mestre em Sociologia e Antropologia. Dissertação de Mestrado - Aparência e auto-estima: um estudo de caso no grupo Criola. IFCS/UFRJ, 2002.

 

Elielma Ayres Machado [email protected]
Doutora em Sociologia e Antropologia. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.Título: Desigualdades racias e ensino. superior: Um estudo sobre a introdução das leis de reservas de vagas para egressos de escolas públicas e cotas para negros, pardos e carentes da UERJ ( 2000 a 2004). Ano de Obtenção: 2004.Orientador: Peter Fry
Mestra em Antropologia Social. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.Título: Trajetória, narrativas e considerações: Um estudo sobre a família e relações raciais no complexo da maré. Rio de Janeiro. Ano de Obtenção: 1998. Orientadora: Mariza Correa.
Professora PUC/RJ e pesquisadora do Nirema/Puc-Rio. Projeto de pesquisa: Discriminação Racial no Rio de Janeiro e Monitoramento e acompanhamento de Ações Afirmativas nas Universidade Brasieliras.



Eliete Godoy
Mestre em Educação
Dissertação de Mestrado: A representação étnica por crianças pré-escolares - um estudo de caso a luz da teoria piagetiana. Campinas, Pós-Graduação em Psicologia Educacional - Universidade de Campinas-1996.



Eliezer Gomes da Silva [email protected]
Doutor em Direito Penal. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: Fundamentos éticos do direito penal: o conteúdo material do crime e a busca histórica por uma orientação humanística à criminalização, Ano de Obtenção: 2003. Orientador: Miguel Reale Jr.
Mestre em em Criminologia. University of Cambridge, CAMBRIDGE, Inglaterra. Título: Discipline or punish: the socio-legal construction of white-collar crimes Ano de Obtenção: 1997. Orientador: David A. Thomas.
Mestre em Lingüística. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Título: Linguagem e persuasão: um enfoque interdisciplinar da argumentação e testagem do modelo de Perelman num júri real. Ano de Obtenção: 1994. Orientador: Jürgen Walter Bernd Heye.
Promotor de Justiça - MP/Paraná
Professor Faculdade de Direito UNIBRASIL

 


Elio Chaves Flores - [email protected]
Doutor em História. Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil. Título: República às Avessas: narradores do cômico, cultura política e coisa pública no Brasil contemporâneo (1993-1930). Ano de Obtenção: 2002.
Mestre em História. Pontifícia Universidade Católica do Rio grande do Sul, PUC-RS, Brasil.Título: Prática, Discurso e Violência no Brasil Meridional (1892-1923). Ano de Obtenção: 1992.
Trabalhos publicados: A Condição Republicana. João Pessoa: Manufatura, 2003. No Tempo das Degolas. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1996. História e Africanaismo no Brasil. Anais do I Seminário Internacional de Práticas Curriculares. João Pessoa: Centro de Educação/UFPB, 2003. Jacobinismo Negro: cultura política e práticas emancipatórias (1930-1964). História das Esquerdas no Brasil. (No prelo, lançamento em 2006).
Pesquisa atual: História da África, saberes históricos e jacobinismo negro no BRasil (1944-1988). CNPq/UFPB (pesquisa desenvolvida com duas bolsistas afro-brasileiras, PIBIC/CNPq/UFPB.
Professor de História da África Contemporânea da UFPB
Assessor acadêmico da Pastoral Afro-Brasileira do Estado da Paraíba

 


Elisabeth Pinto - [email protected]
Etnicidade, gênero e Educação. A trajetória de vida de dona Laudelina de Campos Mello (1904-1991). Vol, l e vol. 2. Campinas, Universidade de Campinas. Faculdade de Educação.
Mestrado em Educação. 1993. Dissertação de Mestrado.

 

Eunice Aparecida de Jesus Prudente - [email protected]
Doutora em Direito. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: Direito à personalidade integral: cidadania plena. Ano de Obtenção: 1996.
Mestre em Direito. Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Preconceito racial e igualdade jurídica no Brasil. Ano de Obtenção: 1980.
Área de Atuação: Direito Público
Professora Titular da Universidade de São Paulo (USP)


Fatima Aparecida da Silva Iocca - [email protected]
Doutoranda em Ecologia. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Título: Caracaterização e Distribuirção dos Macroinvertebrados Bentônicos na Microbacia do Rio Preto e o Uso como Bioindicadores - SINOP/MT. Início: 2003
Mestre em Ecologia. Universidade de Brasília, UNB, Brasil.Título: Caracterização Limnológica do Córrego Sangradouro nas Épocas de Seca e Chuva - Cáceres/MT. Ano de Obtenção: 2000.
Professora Assistente III da Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul - UNEMAT

 


Flavio Antonio da Silva Nascimento - [email protected]
Pós-Doutorado. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: "O pensamento do negro sobre o negro" . 2002.
Doutor em História Social. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Ano de Obtenção: 1997.
Professor do Curso de História/UFMT

 


Florentina da Silva Souza - [email protected]
Doutora em Estudos Literários. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Título: Contracorrentes: a afro-descendência em Cadernos Negros e Jornal do MNU. Ano de Obtenção: 2000.
Mestra em Letras. Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil. Título: Maíra: uma narrativa da esperança perdida. Ano de Obtenção: 1985.
Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. Adjunto.


Francisco A
ntonio Nunes Neto - [email protected]
Mestrando em História Social, FFCH-UFBA.
Área de Pesquisa: História e Literatura.
Pesquisa Atual: Pesquisa sobre as condições materias de existência das trabalhadoras autônomas na Cidade de Salvador (1930-1940). Um trabalho sobre forma como a narrativa literária (Jorge Amado), deu conta de um universo cotidiano daquelas atrizes sociais.

Gevanilda Santos - [email protected]
Mestre em Ciencias Sociais. PUC SP, no ano de 1993
Título/pesquisa: relações socio-raciais.
Home: http://www.soweto.com.br


Helena Theodoro Lopes - [email protected]
Doutora em Filosofia. Universidade Gama Filho, UGF, Brasil. Título: Implicações da moral nagô com a moral judaico-cristã no que se refere ao ideal de pessoa, Ano de Obtenção: 1985. Orientador: Dr Ricardo Velez Rodrigues.
Mestrado em Educação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Título: Competências Básicas do supervisor escolar de 1º grau, Ano de Obtenção: 1978. Orientador: Lydinéa Gasman
Professora Universidade Gama Filho



Henrique Cunha Júnior - [email protected]
Livre-docência. Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Sistematizacao de Modelos. Ano de obtenção: 1993
Doutor em Engenharia Eletrica. Instituto Politecnico de Loraine, INPL, França. Título: Motores de passos, alimentações e sistemas realimentados. Ano de Obtenção: 1983. Orientador: Michel Abnogli.
Mestrado em Dea de Historia. Universite de Nancy I, U.N. I, França. Dissertação: Estudo dos movimentos da população negra no centro sul do Brasil - 1920-1940. Ano de Obtenção: 1981. Orientador: M Barral.
Notório saber em Educação e História africana.
Área de Atuação: Educação, História da África e Estudos de Gênero
Professor Titular da Universidade Federal do Ceará - Faculdade de Engenharia

Área de Atuação: Educação, História da África e Estudos de Gênero
Professor Titular da Universidade Federal do Ceará - Faculdade de Engenharia


Inaicyra Santos
- [email protected]
Livre-docência. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Título: Entrelaçar: A dinâmica da trama, Ano de obtenção: 2005.
Doutora emEducação. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: Da Tradição Africana Brasileira a uma Proposta Pluricultural de Dança-Arte-Educação. Ano de Obtenção: 1996. Orientadora: Roseli Fishmann
Mestre em Theatre Arts. University Of Ibadan, U.IBADAN, Nigéria. Título: Ritual Dance in Bahia. Ano de Obtenção: 1984. Orientador: Joel Adeinka Adedeji.
Professora da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
http://www.iar.unicamp.br

 


Iolanda Eustaquio de Oliveira - [email protected]
http://lattes.cnpq.br/032065927 6314345
Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: As Desigualdades Raciais Vistas pelas Crianças e pelos Jovens. Ano de Obtenção: 1998.
Mestra em Educação. Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil. Título: A Formação de Recursos Humanos em Nível Superior para o Ensino de 1º e 2º Graus: sua operacionalização no município de São Gonçalo. Ano de Obtenção: 1978.
Professora Adjunta - Universidade Federal Fluminense/Faculdade de Educação

 

Irene Sales de Souza - [email protected]
Livre-docência. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. Título: Os educadores e as relações interétnicas: mestres e pais., Ano de obtenção: 1999.
Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: O resgate da identidade na Travessia do Movimento Negro: arte, cultura e política. Ano de Obtenção: 1991. Orientador: Sylvia Leser de Mello.
Mestrado em Psicologia (Psicologia Social). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. Título: Visão política de um grupo de operários da indústria de calçados de Franca: um estudo das contradições nas representações de classe e nação. Ano de Obtenção: 1993. Orientador: Salvador Antonio Meirelles Sandoval.
Professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. http://www.franca.unesp.br




Isabel Cristina Fonseca da Cruz - [email protected]
Doutora em Enfermagem. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: Diagnóstico de Enfermagem: estratégia para sua validação, Ano de Obtenção: 1993.
Projeto de Pesquisa: Vínculo Cultural - Prescrição de Enfermagem para o Distúrbio da auto-estima em afro-brasileiros.
Mestre em Enfermagem. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Título: Consulta de Enfermagem ao Cliente hipertenso. Ano de Obtenção: 1988.
Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra, de Arte e Música Popular Afrobrasileira.
Professora da Escola de Enfermagem- Universidade Federal Fluminense e da Escola(UFF).
http://www.uff.br/nepae




Izabel França de Lima - [email protected]
Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Projeto: A inclusão digital de afrodescentes nas escolas públicas. Orientadora Profª Drª Mirian de Albuquerque Aquino.
Integra o Grupo de estudos "Construindo Saberes, integrando competências" e o Projeto de pesquisa "Informação e Diversidade Cultura: a imagem do afrodescendentes no discurso da inclusão social-racial", coordenado pela Profª Mirian de Albuquerque Aquino com o sub-projeto: A informação que circula na construção da imagem de afrodescendentes no discurso da inclusão social/racial em ambientes universitários.
Bibliotecária da UFPB e especialista em Gestão de Unidades de Informação.

 

Januário de Almeida - [email protected]
Mestrando em Administração - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/EA/UFRGS)

 


Jeferson Afonso Bacelar - [email protected]
Doutor em Ciências Sociais. Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. Título: O Princípe Negro nas Terras do Dragão da Maldade. Ano de Obtenção: 2003
Mestrado em Ciências Sociais. Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. Título: A Família da Prostituta. Ano de Obtenção: 1980
Professor Universidade Federal da Bahia.

 


Jeruse Romão - [email protected]
Mestre em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina. Título: História da Educação dos Afro-brasileiros. 2000
Coordenadora pedagógica do Programa de Educação do Núcleo de Estudos Negros - NEM

 


Jonas Barroso - [email protected]
Consultor e projetista de projetos sociais. Pesquisador Social: Reparação Social para Mulher Negra; Reparação Social nas Escolas; Contestando o Racismo e dismistificando a democracia racial na base religiosa; A Cultura Hip Hop.
Responsável pelo site
http://www.formacaopopular.hpg.com.br



Jonatas Conceição da Silva - [email protected]
Doutorando em Letras e Lingüística. Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. Título projeto: Saberes do Ilê Aiyê. Orientadora: Florentina da Silva Souza. Início: 2005
Mestre em Letras e Lingüística. Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. Título: Vozes Quilombolas. Ano de Obtenção: 2004. Orientadora: Florentina Souza.
Diretor da Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê, ILÊ AIYÊ, Brasil.

 


Jorge Allen - [email protected]
Doutorando em Línguas e Literatura Estrangeiras. Purdue University. Departamento de Linguas e Literaturas Estrangeiras.
Pesquisa: A Literatura e a história negra na América Latina e nos E.U.A



José Bento Rosa da Silva
- [email protected]
Doutor em História. Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Do Porão ao Convés: Estivadores de Itajaí (SC) - Entre a Memória e a História. Ano de Obtenção: 2001.
Mestre em em História. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.Título: Festa de Preto em Terra de Branco: História Oral, Memória e Identidade em Santa Catarina. Ano de Obtenção: 1994.
Diretor da Unidade Cultural da Fundação Genésio Miranda Lins, FGML, Brasil


José Pedro da Silva Neto
- [email protected]
Graduando em Ciências Sociais, PUC-SP.
Área de Pesquisa: Antropologia das Religiões Afro-Brasileiras. Trabalhos publicados: Iniciação Cientifica pelo CNPq intitulada "A Religião da Diáspora Negra: continuidades e rupturas' orientada pela ProfªDrª Teresinha Bernardo. Esta pesquisa de dois anos ganhou o premio de melhor pesquisa em ciências humanas-antropologia do ano de 2001 da PUC-SP E CNPQ.
Tese de Conclusão de Curso: Os colares de contas: os significados dos símbolos do candomblé de São Paulo.
Outras informacoes: Produtor Cultural do Acervo da Memória e do Viver Afro-Brasileiro. Membro do Nucleo de Estudos Relações Raciais, memória e etnia da PUC-SP

 


Joseania Miranda Freitas
- [email protected]
Mestrado em Educação, UFBA, 1996. Doutorado em Educação, UFBA, 2001. Título pesquisa: Gênero, memória e educação. Educação e Direitos da Criança e do Adolescente.
Pesquisa Atuais: Museu Afro-brasileiro: Projeto conceitual básico da Sala da Memória Afro-Brasileira. Programa de Pós-graduação em Educação: Criação do Grupo de Estudos sobre Educação e Direitos da Criança e do adolescente. Veja trabalhos publicados: Clique aqui


Joselina da Silva
- [email protected]
Doutora em Ciências Sociais. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. Título: União dos Homens de Cor: uma rede do Movimento Negro após o Estado Novo. Ano de Obtenção: 2005.
Mestre em Ciências Sociais. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. Título: Renascença : Lugar de negros no plural. Ano de Obtenção: 2001
Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará, UFC

 


Julio Cesar de Souza Tavares - [email protected]
Pós-Doutor. Columbia College/Center for Black Music Research, CBMR/, Estados Unidos.2001
Doutor em Antropologia. University of Texas at Austin, UT, Estados Unidos. Título: Gingando and Cooling out: The Embodied Philosophies of the African Diaspora. Ano de Obtenção: 1998
Mestre em Sociologia. Universidade de Brasília, UNB, Brasil. Título: Dança da Guerra: Arquivo - Arma. Ano de Obtenção: 1984
Professor Adjunto Universidade Federal Fluminense/Faculdade de Comunicação


Jurema José de Oliveira - [email protected]
Doutora em Letras. Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil. Título: Violência e violação: uma leitura triangular do autoritarismo em narrativas contemporâneas Luso-afro-brasileiras. Ano de Obtenção: 2005.
Mestra em Literatura Portuguesa. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Título: O espaço do oprimido nas literaturas de língua portuguesa no século xx: Graciliano Ramos, Alves Redol e Castro Soromenho. Ano de Obtenção: 1998.


Juscelina Santos do Nascimento - [email protected]
É doutoranda em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa). Universidade de São Paulo, USP.
Mestra em Letras e Lingüística. Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. Título: Outras palavras: discurso afro-identitário na dramaturgia baiana. Ano de obtenção: 2003. Orientadora: Florentina da Silva Souza.

 

Kabengele Munanga - [email protected]
Livre-docência. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: Rediscutindo a Mestiçagem no Brasil - Identidade Nacional Versus Identidade Negra. Ano de obtenção: 1997.
Doutor em Ciência Social (Antropologia Social). Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: Os Basanga de Shaba (Zaire) - Aspectos sócio-econômicos e político-religiosos. Ano de Obtenção: 1977.
Área de atuação: Ciências Humanas/Antropologia
Professor Titular - Universidade de São Paulo/FFLCH

 


Lucimar Rosa Dias -[email protected]
Doutoranda em Educação Faculdade de Educação da USP, FEUSP, Brasil.
Mestre em Educação. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil. Título: Diversidade Étnico-Racial e Educação Infantil. Três Escolas, Uma Questão, Muitas Respostas. Ano de Obtenção: 1997.
Área de Pesquisa: Relações Raciais e Educação.
Pesquisadora CEERT - www.ceert.org.br
Ver publicações:

Luis A. Gonçalves
Mestre em Educação - Universidade Federal de Minas Gerais
Dissertação de Mestrado:O silêncio: um ritual pedagógico a favor da discriminação racial. Belo Horizonte, 1985.



Luís Eduardo Batista - [email protected]
Doutor em Sociologia. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. Título: Mulheres e homens negros: saúde doença e morte. Ano de Obtenção: 2002.
Mestre em Sociologia. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. Título: A informação em Saúde Reprodutiva. Ano de Obtenção: 1996.
Pesquisador Científico - Secretaria Estado da Saúde de São Paulo.
Ver publicações:

Magali da Silva Almeida - [email protected]
Doutoranda PUC/RJ.
Mestra em Memória Social. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil. Título: Candomblé e pobreza: um estudo sobre representação e identidade em um terreiro de candomblé em Nova Iguaçu- 1984-1998. Ano de Obtenção: 1998.
Professora Assistente UERJ/Escola de Serviço Social


Marcelo Jorge de Paula Paixão - [email protected]
Doutor em Sociologia. Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ, SBI/IUPERJ, Brasil.Título: Crítica da Razão Culturalista: relações raciais e a construção das desigualdades sociais no Brasil. Ano de Obtenção: 2005.
Mestre em Engenharia de Produção. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Título: No Coração do Canavial: estudo crítico sobre a evolução do complexo agroindustrial sucroalcooleiro e das relações de trabalho na lavoura canavieira (estudo comparativo em doze Estados do Brasil). Ano de Obtenção: 1994.
Professor Adjunto, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Faculdade de Economia.
Área de atuação: Ciências Sociais Aplicadas - Economia



Marcio André de Oliveira dos Santos - [email protected]
Doutorando em Ciência Política. Instituto Universitário de Pesquisas do RJ/TEC, IUPERJ/TEC, Brasil. Título: Políticas Públicas de Raça: transformações dos movimentos negros através de duas instâncias estatais Fundação Cultural Palmares e Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. (2007- ~)
Mestre Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. Ano de Obtenção: 2005.

Maria Alice Rezende Gonçalves - [email protected]
Doutora em Saúde Coletiva. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. Título: A Vila Olímpica da Verde e Rosa. Ano de Obtenção: 2002.
Mestra em Ciências Sociais. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.Título: A Brincadeira no Terreiro de Oxossi: um estudo sobre a vida lúdica de uma comunidade de candomblé. Ano de Obtenção: 1990. Orientador: José Flávio Pessoa de Barros.
Professora Adjunta Universidade Federal do Rio de Janeiro/Faculdade de Educação.

 


Maria Aparecida Miranda - [email protected]
Mestre em Servição Social - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado: Violência e cidadania no cotidiano dos moradores de favelas: um estudo de caso. Escola de Serviço Social/UFRJ. 1997.
Especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Área de atuação: Políticas Sociais, Violência, Cidadania, Planejamento, Favela, Educação Ambiental, Gestão e Planejamento Ambiental.



Maria Aparecida Moura - [email protected]
Doutora em Comunicação e Semiótica. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. Título: Semiótica e Mediações Digitais. Ano de Obtenção: 2002.
Mestra em Educação. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Título: Tecnologias da Informação e capacitação de Trabalhadores em Telecomunicações. Ano de Obtenção: 1996.
Professora Universidade Federal de Minas Gerais


Maria Batista Lima - [email protected]
Doutora em Educação Brasileira. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC/RJ, Brasil. Título: Práticas Cotidianas e Identidades Étnicas: um Estudo no Contexto Escolar. Ano de Obtenção: 2006.
Mestre em Educação. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. Título: Mussuca Lugar de Preto mais Preto : Cultura e Educação nos Territórios de Predominância Afrodescendentes Sergipanos. Ano de Obtenção: 2001.
Área de atuação: Educação

Professora Universidade Federal de Sergipe.


Maria da Conceição Evaristo - [email protected]
Doutoranda em Literatura Comparada. Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.Título: Poemas Malungos: Cânticos irmãos. (1997- ~)
Mestre em Letras. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC/RJ, Brasil.Título: Literatura Negra: uma poética de nossa Afro-Brasilidade. Ano de Obtenção: 1996.

 

Maria Conceição Fontoura
Mestre em Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Dissertação de Mestrado: A Exclusão da cultura Afro-brasileira dos currículos escolares: Uma questão só de desconhecimento histórico? Faculdade de Educação/UFRS. Porto Alegre, 1987.

 

Maria de Fátima de Oliveira Barbosa - [email protected]
Doutoranda em Lingüística, Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro. (2006-~)
Mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A Prática dos Tutores do Curso de Formação Pedagógica em Educação Profissional Enfermagem do PROFAE. Ano de Obtenção: 2004.
Área de Atuação: Educação a Distância, Lingüistica.
Professora Universidade Estácio de Sá - UNESA

 

Maria de Lourdes Siqueira - [email protected]
Pós-Doutora. University Of South Africa, UNISA, África do Sul. 2000
Pós-Doutora. University Of London School Of Orient And African Studies, SOAS, Inglaterra. 1988
Doutora em Doutorado Em Antropologia Social e Etnologia. Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, EHESS, França. Título: AGO AGO LONAN. Terreiros de Candomblé à Bahia: mythes, rites et organisation. Ano de Obtenção: 1992.
Mestra em Ciências Sociais. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. Título: Repensando o Ser Negro em Terreiros de Candomblé. Ano de Obtenção: 1986.
Professora Adjunta Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Administração

 

Maria do Socorro Pimentel - [email protected]
Mestre em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Título: Identidades dos Trabalhadores Negros na Realidade Educaciona/ Paraibana. Centro de Educação. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa - PB. 1998.

 


Maria Isabel M. Nascimento
- [email protected]
Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
Doutoranda em História da Educação pela UNICAMP. Mestre em Educação pela PUC - Campinas - SP em 1996. Área de atuação: História da Educação. Trabalhos/publicados: A história das primeiras Escolas Normais nos Campos Gerais - PR; A política de formação do professor e a realidade do magistério de 1o. e 2o. Graus:para além da controvérsia entre escola pública e particular.

 

Maria Nilza da Silva - [email protected]
Doutora em Ciências Sociais. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. Período sanduíche em École des Hautes Études en Sciences Sociales. Título: Nem para todos é a cidade: segregação urbana e racial em São Paulo. Ano de Obtenção: 2004.
Mestre em Ciências Sociais. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. Título: Mulheres negras: uma trajetória de sucesso. Ano de Obtenção: 1999.
Professora Universidade Estadual de Londrina (
http://www.uel.br)

 


Maria Solange Pereira Ribeiro - [email protected]
Doutora em Educação. Título da Tese: O romper do silêncio: história e memória na trajetória escolar e profissional dos docentes afrodescendetes das Universidade Públicas do Estado de São Paulo. FE-USP, 2001.
Mestra em Ciência da Informação. Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC-CAMPINAS, Brasil. Título: Preconceito e racismo na coleção de história do Brasil: uma investigação do bibliotecário escolar. Ano de Obtenção: 1993.
Área de Pesquisa: Educação e Afrodescendência.


Maria Zita Ferreira - [email protected]
Mestre em Educação - Universidade Federal Fluminense (UFF). Título: Dança - do senso comum à linguagem corpora/expressiva. Niterói/RJ. Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação. 1992.

 


Mirian de Albuquerque Aquino - [email protected]
Doutora em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil. Título: Prática Discursiva e Construção do Sentido na Sala de Aula. Ano de Obtenção: 1998.
Mestre em em Biblioteconomia. Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil. Título: Leitura Crítica e Produção Textual: desvelar (Re)construir. Ano de Obtenção: 1996.
Autora do livro "Leitura Crítica e Produção Textual: (des)velar e (re) construir". Organizou os livros "O campo da Ciência da Informação: gênese, conexões e especificidades" (2002) e "Cantoria de Pardais: educação, cultura e informação" (2003).
Projeto de Pesquisa: "Informação e Diversidade Cultural: A imagem do afrodescendente no discurso da inclusão social/racial"
Área de atuação: discurso; construção do sentido; relações de poder na educação; sociedade da informação e do conhecimento, tecnologias da informação e comunicação, hipertexto, softwares educacionais, inclusão digital/racial, diversidade cultural, identidade e etnia
Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba.

 

Marizilda dos Santos Menezes -
Doutora em Estruturas Ambientais Urbanas. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Usp. Título: Novas Tecnologias da Informática e o Processo Projetual: um exemplo no Design de Calçados. Ano de Obtenção: 1998. Orientador: Henrique Antunes Cunha Junior.

Mestra em Tecnologia do Ambiente Construído. Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo. Título: Plástico Reciclado: Possibilidades de Uso na Construção e no Mobiliário. Ano de Obtenção: 1989. Orientadora: Profa Dra. Marlene Picarelli.
Linha de Pesquisa: Linguagem Gráfica para Arquitetura e Desenho Industrial
Professora titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Editora Científica da Revista Educação Gráfica (Bauru)


 

Narcimária Correia do Patrocínio Luz - [email protected]
Pós-Doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. 2006.
Doutora em Educação. Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: ABEBE:A Criação de Novas Perpectivas Epistemológicas em Educação. Ano de Obtenção: 1997. Orientador: Maria de Lourdes Siqueira
Mestra em Educação. Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Insurgência Negra e a Pedagogia do Embranquecimento. Ano de Obtenção: 1990.
Línha de Pesquisa: Educação Africano-Brasileira;
Professora Titular Universidade Estadual da Bahia (UNEB)


 

Nelson Fernando Inocêncio da Silva - [email protected]
Mestre em Comunicação. Universidade de Brasília, UNB, Brasil. Título: Consciência Negra em Cartaz. Ano de Obtenção: 1994.
Professor assistente da UnB

 


Nilma Lino Gomes - [email protected]
Pós-Doutorado. Universidade de Coimbra. Portugal. 2006.
Doutora em Antropologia - FFCH/USP. Tese de Doutorado: Corpo e cabelo como ícones de construção da beleza e da identidade negra nos salões étnicos de Belo Horizonte. Ano de obtenção: 2002. Orientador: Prof. Dr. Kabengele Munanga
Mestre em Educação - Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Dissertação de Mestrado: A trajetória escolar de professoras negras e sua incidência na construção da identidade racial: estudo de caso em uma escola municipal de Belo Horizonte. Belo Horizonte. 1994.
Professora Adjunta da Faculdade de Educação, UFMG.

 


Nilo Rosa dos Santos - [email protected]
Doutor em Science Sociale, Sociologie. Université de Paris I - Sorbonne Phanteon, Sorbonne, França. Título: Marché du Travail , Economie Informelle et Discrimination : le cas de Salvador. Ano de Obtenção: 2005.
Mestrado em Administração. Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. Título: Greves e Dissídios coletivos nos transportes públicos de Salvador. Ano de Obtenção: 1991.
Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana.


Osmundo Santos de Araujo Pinho - [email protected]
Pós-Doutorado. Departamento de Antropologia - UNICAMP, Brasil, 2006.
Doutor em Ciências Sociais. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Título: O Mundo Negro: Sócio-Antropologia da Reafricanização em Salvador. Ano de Obtenção: 2003.
Mestre em Antropologia Social. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Título: Descentrando o Pelô: Narrativas, Territórios e Desigualdades no Centro Histórico de Salvador. Ano de Obtenção: 1996.
Pesquisa atual: O Lobolo no Sul de Moçambique: Políticas de Gênero, Pós-Colonialidade e Mudança Estrutural



Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva
- [email protected]
Pós-Doutorado. University Of South Africa, UNISA, África do Sul. 1996.
Doutorado em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. Título: Educação e Identidade dos Negros Trabalhadores Rurais do Limoeiro. Ano de Obtenção: 1987.
Doutora em Educação - UFRS. Tese de doutorado: Educação e identidade dos negros trabalhadores rurais do limoeiro. Porto Alegre, Faculdade de Educação/UFRGS. 1987.
Mestre em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.Título: Estrutura da Demanda e da Oferta de dados para o Planejamento Educacional - um estudo de caso. Ano de Obtenção: 1979.
Professora do Departamento de Metodologia do Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos.

 

 

Plínio da Costa Temba - [email protected]
Doutorando em Engenharia Civil. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.Título: Estudos e análises para a vetorização semi-automática de feições em imagens digitais. (2003-~)
Mestre em Engenharia de Transportes. Universidade de São Paulo, USP, Brasil.Título: Geometria e distância de visibilidade para frenagem em curvas horizontais de rodovias. Ano de Obtenção: 1995.

Área de pesquisa: Geociências / Subárea: Geodésia / Especialidade: Fotogrametria
Professor Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil


Rafael Sanzio Araújo dos Anjos - [email protected]
Doutor em Engenharia de Transportes. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: Modelagem dos Processos Espaciais Formadores da Dinâmica Urbana no Distrito Federal do Brasil.Ano de Obtenção: 1995.
Mestre em em Planejamento Urbano. Universidade de Brasília, UNB, Brasil.Título: Expansão Urbana no Distrito Federal e Entorno Imediato: Monitoramento por Meio de dados de Sensoriamento Remoto.Ano de Obtenção: 1990.
Professor Adjunto Universidade de Brasília - UnB

 


Raquel Oliveira
Educação, Estado e Relações Raciais. São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1992. Dissertação de Mestrado.

 

Regina Celia Soares Claro - [email protected]
Mestranda de História, USP/Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. Área de pesquisa: História da África - Angola. Trabalhos publicados: Escreveu o segundo volume da coleção didática "O jogo da História", São Paulo, Ed. Moderna, 2002. Título: "De corpo na América e de Alma na África". Esse volume é dividido em três partes: a História dos africanos na África antes da conquista européia; a história dos africanos e de seus descendentes na América; a história das lutas dos africanos no mundo contemporâneo. A autora desenvolve ainda pesquisa de mestrado sobre a produção da elite intelectual angolana no período de 1880 e 1934.


Regina Santos Brito Souza
- [email protected]
Cursando Pós-Graduação Lato Sensu em História da África, Universidade Candido Mendes. Pesquisa: Reinos da África Subsahiana / Pré-colonial


Reginaldo Silva de Araújo
- [email protected]
Mestrando em Ciências Sociais, Universidade Federal de São Carlos. Projeto de pesquisa: Representações Sociais dos pais de Crianças Portadoras de Anemia Falciforme na região da Grande Cuiabá.
Área de pesquisa: Antropologia - Racismo - Saúde. Trabalhos publicados: "A Organização Como Intrumento de Luta dos Portadores de Anemia Falciforme da Grande Cuiabá" - Monografia (pesquisa) realizada na Univesidade Federal de Mato Grosso - UFMT como requisito do Curso de Especialização em Antropologia e Métodos.

 

 

Renato Emerson N. dos Santos - [email protected]
Doutor em Geografia. Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil. Título: Agendas & agências: a espacialidade dos movimentos sociais a partir do Pré-Vestibular para Negros e Carentes. Ano de Obtenção: 2006.
Mestre em Planejamento Urbano e Regional. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Título: O Porto de Sepetiba: Novos discursos para velhos projetos. Ano de Obtenção: 1999.
Professor Assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

 


Ricardo de Oliveira Freitas - [email protected]
Doutor em Comunicação. Faculdade de Comunicação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Título: Web-terreiros d'além-mar: transnacionalização e ciberinformatização das religiões Afro-Brasileiras. Ano de Obtenção: 2002.
Mestre em Comunicação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Título: O dia do nome: por um conceito de afro-brasilidade. Ano de Obtenção: 1995. Orientador: Muniz Sodré de Araújo Cabral.
Professor Adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

 


Risomar Santos

Dissertação de Mestrado: A Cidadania no Cotidiano da Mulher Negra em João Pessoa: Negação e Luta. João Pessoa, Mestrado em Educação Popular - Centro de Educação - Universidade Federal da Paraíba - PB - 1996 .



Robson Santos - [email protected]
Doutor em Design. Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro, PUC-RIO, Brasil. Título: Usabilidade de interfaces de sistemas de recuperação de informação na web: estudo de caso de bibliotecas online de universidades federais brasileiras.Ano de Obtenção: 2006.
Mestre em Design. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC/RJ, Brasil. Título: Ergonomização da Interação Homem-computador: abordagem heurística para avaliação da usabilidade de interfaces. Ano de Obtenção: 2000.

 


Rosa Ribeiro

Dissertação de Mestrado: Negros do Trilho e as Perspectivas Educacionais. Fortaleza, Mestrado em Educação - Universidade Federal do Ceara. 1996.

 

Rosane Borges - [email protected]
Doutoranda em Comunicação. Escola de Comunicação e Artes - USP
Mestre em Comunicação. Escola de Comunicação e Artes - USP




Rosangela Malachias - [email protected]
Doutoranda em Ciências da Comunicação. Universidade de São Paulo, USP, Brasil.Título: Os sonhos podem acontecer. Teorias e práticas à ampliação do discurso preventivo ao abuso de drogas, com a inclusão de jovens, negros e mulheres. Ano de Obtenção: 2002.
Mestre em Prolam - Programa de Pós Grad. Integr. Am.Latina - Universidade de São Paulo, Brasil.
Título: Ação Transcultural: a visibilidade da juventude negra nos bailes black de São Paulo (Brasil) e Havana (Cuba). Ano de Obtenção: 1996.


Rosemere Ferreira da Silva[email protected]
Doutoranda em Estudos Etnicos e Africanos. Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. Título do projeto: "Trajetórias de Intelectualidades Negras: Abdias Nascimento e Milton Santos"., Orientador: Florentina da Silva Souza.
Mestre em Letras e Lingüística. Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. Título: Afro-descendência em Sergipe: Um olhar sobre a produção cultural de Severo D'Acelino. Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Florentina da Silva Souza.




Rosilda Alves Bezerra - [email protected]
Doutora em Letras. Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil. Tese: A ironia infausta: leituras da ironia em "Eu e outras poesias", de Augusto dos Anjos. Ano de Obtenção: 2003. Orientador: Francisco José Gomes Correia.
Mestre em em Comunicação e Semiótica. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. Dissertação: A ironia infausta: leituras da ironia em Eu e Outras poesias, de Augusto dos Anjos. Ano de Obtenção: 1997. Orientador: Dr Francisco José Gomes Correia. Professora do Departamento de Letras e Educação da Universidade Federal da Paraíba.




Rosuel Lima-Pereira - [email protected]
Doutorando em Estudos Ibéricos e Ibéro-Americanos. Projeto de Tese: O papel das Ordens religiosas na divulgação do sentimento sebastianista nos séculos XVI e XVII no Brasil (Maranhão). Universidade Michel de Montaigne -Bordeaux III Bordéus (França).
Mestrado: O Sebastianismo e o imaginario brasileiro. Bordéus, França, 2001.
Áreas de pesquisa: Messianismo, milenarismo, sebastianismo

 

Rubens Alves da Silva - [email protected]
Doutor em Ciência Social (Antropologia Social). Universidade de São Paulo, USP, Brasil.Título: Performance congadeira e a atualização das tradições afro-brasileiras em Minas Gerais. Ano de Obtenção: 2005. Mestre em Sociologia, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Título: "Negros católicos ou catolicismo negro? - um estudo sobre a construção da identidade negra no congado mineiro". Ano de Obtenção: 1999. Orientador: Dr. Pierre Sanchis.
Área de Atuação: Antropologia da religião e das populações afro-brasileiras.

 

Sales Augusto dos Santos - [email protected]
Doutor em Sociologia. Universidade de Brasília, UNB, Brasil. Título: Movimentos Negros, Educação e Ações Afirmativas. Ano de Obtenção: 2007.
Mestre em Sociologia. Universidade de Brasília, UNB, Brasil.nTítulo: A Formação do Mercado de Trabalho Livre em São Paulo: Tensões Raciais e Marginalização Social.Ano de Obtenção: 1997. Especialista em Relações Raciais.
Prêmios e títulos: 2º Concurso Negro e Educação, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/Fundação Ford, 2001.
10º Concurso de Dotações - Pesquisa sobre o Negro no Brasil, Centro de Estudos Afro-Asiáticos/Fundação Ford, 1999; 2º Concurso Fábrica de Idéias - Curso Avançado Sobre Relações Raciais e Cultura Negra, Centro de Estudos Afro-Asiáticos/Fundação ForD, 1999.




Samantha Oliveti de Goes - [email protected]
Mestra em Ciências Sociais.Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. Título: A Cultura Hip Hop no Cenário Carioca, Ano de Obtenção: 2003.
http://www.realhiphop.com.br



Sidnei Barreto Nogueira - [email protected]
Mestre em Lingüística. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: A Reconstrução do Significado dos Cânticos Entoados em Homenagem a Xangô, nos Cândomblés de Origem Yoruba, em São Paulo. Ano de Obtenção: 2001.
Professor-Coordenador do Curso de Informática com Ênfase em Gestão de Negócios da FATEC/Mauá e do Curso de Letras da Universidade do Grande ABC.


Sílvio Humberto dos Passos Cunha -
[email protected]
Doutor em Ciência Econômica. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Ano de Obtenção: 2004.
Professor Assistente Universidade Estadual de Feira de Santana

 

Sílvio Roberto dos Santos Oliveira[email protected]
Doutor em Teoria e História Literária. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Título: Gamacopéia: ficções sobre o poeta Luiz Gama. Ano de Obtenção: 2004.
Mestrado em Estudos Literários Teoria da Literatura. Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. Título: A Estética da Homenagem em Memorial do Fim: A morte de Machado de Assis. Ano de Obtenção: 1996.
Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Letras. Brasil.

 


Sílvio Vieira de Andrade Filho - [email protected] )
Mestre em Lingüística, PUC/Campinas, 1986. Título dissertação: "Definido? Uma proposta textual para a descrição do O".
Doutor em Semiótica e Lingüística. Título da Tese: "O Léxico Africano do Cafundó", Depto. de Geral da FFLCH-USP, 1993. A tese resultou no livro "Um Estudo Sociolingüístico das Comunidades Negras do Cafundó, do Antigo Caxambu e de seus Arredores"
Área de concentração: Lingüística e Sociolingüística.
Mais informações: http://www.cupopia.hpg.com.br ou http://paginas.terra.com.br/educacao/cafundo

 

Sueli Carneiro (Aparecida Sueli Carneiro Jacoel) - [email protected]
Doutora em Filosofia. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: A Costrução do outro como não-ser como fundamento do ser. Ano de Obtenção: 2005.
Coordenadora Executiva da Instituto da Mulher Negra - Geledés


Taynar de Cássia Santos Pereira - [email protected]
Mestre em Ciências Sociais, FFCH/USP. Título da Dissertação: Igreja do Rosário dos Pretos do Pelourinho:Um Clamor com Axé.Inculturação e identidade negra na cidade de Salvador. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, USP, 2001. Assessora do Geledés - Instituto da Mulher Negra, Projeto Promotoras Legais Populares no Geledés: uma experiência que vem dando certo. Publicações: Movimento negro de base religiosa; o caso da Irmandade do Rosário dos pretos do Pelourinho


Teresa Cristina Vital de Sousa
- [email protected]
Mestra em Ciência Social (Antropologia Social). Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: Igreja do Rosário dos Pretos do Plourinho:Um Clamor com Axé: Identidade negra e inculturação religiosa na igreja do Rosário dos Pretos do Pelourinho. Ano de Obtenção: 2001. Orientador: Kabengele Munanga.
Outras informações: Componente do Núcleo de Pesquisa - NIEGETE - Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Gênero, Geração, Trabalho e Etnia - ESUDA (Faculdade de Ciências Humanas); Professora da Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA - Departamento de Psicologia.


Terezinha Juraci Machado da Silva
- [email protected]
Professora Titular da Faculdades Integradas Ritter dos Reis - RS.
Doutoranda - Projeto de Tese: Autoria feminina nas literaturas africanas. Pesquisa também literatura oral em Africa e a importância do Griot (contador de estórias). Mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. UNESP/Assis. Título: Literatura Infanto-juvenil Africana: cinco autores do Gênero. .
Áreas de atuação: Literatura Infanto-juvenil Brasileira, Literatura Africana e Portuguesa. Coordenadora do grupo de pesquisa de "Iniciação Científica", na Faculdades Integradas Ritter dos Reis de Porto Alegre sobre 'Os personagens Negros na Literatura Infanto-juvenil brasileira: discriminação e invisibilidade".
(Veja também Publicações)

Valcirana Vieira de Maia - [email protected]
Membro-pesquisadora do IFARADÁ - Núcleo de Estudos sobre as africanidades e afrodescendências - CCHL, da Universidade Federal do Piauí. Pesquisa em andamento: Mídia e comunidade negra rural.


Valdélio Santos Silva - [email protected]
Doutorando em Estudos Étnicos e Africanos. Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Mestre em Sociologia.
Título da dissertação: Do Mucambo do Pau Preto a Rio das Rãs: liberdade e escravidão na construção da identidade negra de um quilombo contemporâneo (Ensaio Etnográfico), UFBA,1998.
Professor Assistente de Sociologia e Diretor do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT Campus XVII, de Bom Jesus da Lapa, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB.


Valdemir Zamparoni - [email protected]
Doutor em Historia. Título da Pesquisa: África: História social, colonialismo, racismo, gênero, trabalho, resistência, quotidiano.
Professor Adjunto de História da África. Programa de Pós-graduação em História - Departamento de História - FFCH/UFBA.



Valter Roberto Silvério - [email protected]
Pós-Doutorado. International Institute for the Sociology of Law, IISJ, Espanha. 2006.
Doutor em Ciências Sociais. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Título: Raça e racismo na virada do milênio: os novos contornos da racialização. Ano de Obtenção: 1999. Orientador: Octavio Ianni.
Mestre em em Ciências Sociais. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. Título: Territórios Negros em Campinas: O caso Vila Rica. Ano de Obtenção: 1992. Orientador: Maria de Lurdes Scarfon.
Professor Adjunto Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Sociais.

 


Vanda Machado da Silva - [email protected]
Doutors em Educação. Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. Título: Irê Ayô- Um caminho pedagógico inspirado na cosmovisao afro-brasileira: Uma perspectiva de educação de crianças afrodescendentes e formação de educadores do ensino fundamental. Orientador: Dante Augusto Galeffi.
Mestre em em Educação. Universidade Federal da Bahia, UFBA.Título: Formação de conceitos a partir do universo cultural de crianças afrodescendentes. Ano de Obtenção: 1986.Orientador: Miguel Angel Garcia Bordas.

 


Vânia Penha Lopes - vania_penha-lopes@bloomfield. edu
Doutora em Sociologia. New York University, NYU, Estados Unidos. Ano de Obtenção: 1999. New York University, NYU, Estados Unidos.
Associate Professor de Sociologia no Bloomfield College, em Nova Jérsei, EUA.
Pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

 


Vanicléia Silva Santos - [email protected]
Doutoranda em História Social. Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: As Práticas religiosas dos negros no sertão da bahia no século XVIII.
Mestre em História. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. Título: Sons, Danças e Ritmos: A micareta em Jacobina - Ba (1920-1950).Ano de Obtenção: 2001.

Educadora Museu Afro-brasil



Vilma Aparecida de Pinho - [email protected]
Mestre em Educação. Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil. Título: Relações Raciais no cotidiano escolar: a percepção de professores de Educação Física sobre alunos negrosnas aulas de Educação Física na Rede Municipal de Cuiabá. Ano de Obtenção: 2005. Orientadora: Maria Lúcia Rodrigues Müller.

 


Wellington Santos Ramos- [email protected]
Doutor em Ciências Sociais. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, Brasil.Título: Relação de Poder e Gênero. Orientadora: Profª Drª Terezinha Bernardo.
Mestre em em Ciências da Religião. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, Brasil. Título: Significado do Sacrifício no Candomblé. Ano de Obtenção: 1999.
Professor da Universidade de Ribeirão Preto.

 

Wilma de Nazaré Baia Coelho - [email protected]
Doutora em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.Título: A cor ausente: um estudo sobre a presença do negro na formação de professores no Estado do Pará- 1970-1989.Ano de Obtenção: 2005.
Mestrado em Gestão e Ensino Superior. Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil. Título: Retrato em Negro e Branco: trajetórias profissionais de professores/as negros/as na UFPA.Ano de Obtenção: 2000.
Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará.

 

 

Wilson Roberto de Mattos - [email protected]
Doutor em História. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. Título: Negros contra a Ordem: resistências e práticas negras de territorialização cultural no espaço da exclusão social. Salvador-BA (1850-1888). Ano de Obtenção: 2000.
Mestrado em História. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. Título: Práticas culturais-religiosas negras em São Paulo: Do território destruído ao território reconquistado. Ano de Obtenção: 1994.
Professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

 

Zelinda dos Santos Barros - [email protected]
Mestre em Ciências Sociais. Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. Título: Casais inter-raciais e suas representações acerca de 'raça', Ano de Obtenção: 2003.Orientador: Jocélio Teles dos Santos.
Áreas de Pesquisa: Gênero e Relações Raciais.