Raquel Oliveira

Educação, Estado e Relações Raciais. São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1992. Dissertação de Mestrado.

Regina Celia Soares Claro - [email protected]
Mestranda de História, USP/Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. Área de pesquisa: História da África - Angola. Trabalhos publicados: Escreveu o segundo volume da coleção didática "O jogo da História", São Paulo, Ed. Moderna, 2002. Título: "De corpo na América e de Alma na África". Esse volume é dividido em três partes: a História dos africanos na África antes da conquista européia; a história dos africanos e de seus descendentes na América; a história das lutas dos africanos no mundo contemporâneo. A autora desenvolve ainda pesquisa de mestrado sobre a produção da elite intelectual angolana no período de 1880 e 1934.

Regina Marques Parente - [email protected]
Mestre em Educação
Dissertação de Mestrado: Macambique de Osório: exílio de um reino negro na diáspora. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2001. Assessora Técnica da Coordenação dos Direitos Humanos e Cidadania do Município de Porto Alegre
Área de Atuação: Educação na perspectiva de gênero e raça, a partir dos Estudos Negros, Estudos Feministas e Estudos Culturais.

Regina Santos Brito Souza - [email protected]
Cursando Pós-Graduação Lato Sensu em História da África, Universidade Candido Mendes. Pesquisa: Reinos da África Subsahiana / Pré-colonial

Ricardo de Oliveira Freitas - [email protected]
Doutor em Comunicação - ECO/UFRJ - 2002.
Mestre em Comunicação - ECO/UFRJ
Dissertação de Mestrado: O dia do nome. Escola de Comunicação - ECO/UFRJ. 1995
Área de Atuação: Comunicação, Religiões Afro-brasileiras
Mais informações: http://www.ufrj.br/pacc/Curri.html

Reginaldo Silva de Araújo - [email protected]
Mestrando em Ciências Sociais, Universidade Federal de São Carlos. Projeto de pesquisa: Representações Sociais dos pais de Crianças Portadoras de Anemia Falciforme na região da Grande Cuiabá.
Área de pesquisa: Antropologia - Racismo - Saúde. Trabalhos publicados: "A Organização Como Intrumento de Luta dos Portadores de Anemia Falciforme da Grande Cuiabá" - Monografia (pesquisa) realizada na Univesidade Federal de Mato Grosso - UFMT como requisito do Curso de Especialização em Antropologia e Métodos.

Risomar Santos
Dissertação de Mestrado: A Cidadania no Cotidiano da Mulher Negra em João Pessoa: Negação e Luta. João Pessoa, Mestrado em Educação Popular - Centro de Educação - Universidade Federal da Paraíba - PB - 1996 .

Rosa Ribeiro
Dissertação de Mestrado: Negros do Trilho e as Perspectivas Educacionais. Fortaleza, Mestrado em Educação - Universidade Federal do Ceara. 1996.

Rosangela Malachias - [email protected]
Doutoranda em Comunicação.
Pesquisa: Juventude Negra. Bolsista do Programa de População da Fundação MacArthur (1997-1999). Projeto: Juventude Interativa.
Dissertação de Mestrado: Ação transcultural: a visibilidade da juventude negra nos bailes black de São Paulo (Brasil) e Havana (Cuba). PROLAM/USP. 1996
[email protected]

Rosuel Lima-Pereira - [email protected]
Doutorando em Estudos Ibéricos e Ibéro-Americanos. Projeto de Tese: O papel das Ordens religiosas na divulgação do sentimento sebastianista nos séculos XVI e XVII no Brasil (Maranhão). Universidade Michel de Montaigne -Bordeaux III Bordéus (França).
Mestrado: O Sebastianismo e o imaginario brasileiro. Bordéus, França, 2001.
Áreas de pesquisa: Messianismo, milenarismo, sebastianismo

Rubens Alves da Silva - [email protected]
Doutorando em Antropologia - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social Universidade de São Paulo
Dissertação de Mestrado: "Negros católicos ou catolicismo negro? - um estudo sobre a construção da identidade negra no congado mineiro". Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG)/Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH)184p. Belo Horizonte, Junho de 1999.
Área de Atuação: Antropologia da religião e das populações afro-brasileiras. Ex-professor de Antropologia e Sociologia das seguintes instituições: UFMG/Depto. de Sociologia e Antropologia (1996-1998); PUC/MG-Depto. de Sociologia (1995-1996); UNIMONTES - Depto. de Política e Ciências Sociais (1997-2000)